A Gestão do Product Placement na TV Brasileira: Um estudo exploratório no ambiente interno das emissoras.
Abstract
Product placement é uma estratégia que integra mensagens promocionais ao conteúdo de atrações televisivas. Seu emprego crescente se deve ao ambiente cada vez mais saturado de mensagens interruptivas, como o break comercial. Este trabalho investiga, qualitativamente, dois aspectos: (1) a visão dos profissionais de televisão sobre o uso do PP, e (2) como se dá o fluxo de concepção, avaliação e operacionalização destas ações. Foram entrevistados 11 profissionais das 5 principais emissoras abertas brasileiras. Os resultados reconhecem a crescente importância do PP no mix promocional, maior profissionalização da área e também apresenta um modelo com as etapas deste processo.
Keywords
Full Text:
PDFReferences
AAKER, D. A et al. Marketing Research. 5 ed. New York: Wiley, 1995.
BELCH, G. E; BELCH, M. A. Propaganda e Promoção. Uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 7 ed., São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
BOTELHO, J. M; ALMEIDA, Edgar. Um Estudo Sobre a Pulverização da Verba Publicitária. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 5, n. 1, 2006.
CAPPO, J. O futuro da Propaganda: Nova Mídia, Novos Clientes, Novos consumidores na era Pós-televisão, São Paulo: Cultrix, 2003.
CARVALHO, D; YETIKA, M; GIRALDI, J. Product placement in soap opera versus advertising break: a comparative study on TV communication in Brazil. In: EMA - Encontro de Marketing ANPAD, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: III Encontro de Marketing da ANPAD, 2008.
CASTILLO, D. New PQ Media Data: Global Product Placement Spending Up 12% to $8.3B in 2012, Driven by Expanding BRICs, Telenovela Growth & More DVRs; Faster Growth Seen Again in 2013. 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2013.
CHIMENTI, P.C.P.S.; NOGUEIRA, A.R.R. O Desafio Estratégico das Novas Tecnologias na Indústria da Propaganda: Um Estudo de Caso. In: EnADI - Encontro de Administração da Informação, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: I Encontro de Administração da Informação, 2007.
CHITU, I. B.; TECAU, A. S. Product Placement as a Form of Advertainment. Bulletin Of The Transilvania University of Brasov, Romênia, v. 3; p. 23-26, 2010.
CORREA, R. Comunicação Integrada de Marketing: Uma Visão Global, São Paulo, Saraiva, 2006.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HOINEFF, N. A TV é refém do IBOPE? Entrevista para o canal Sonhar TV. 2012. Disponível em: < http://youtu.be/oIS23ivVFto>. Acesso em: 28 ago. 2013.
HUDSON, S., & HUDSON, D. Branded Entertainment: A New Advertising Technique or Product Placement in Disguise? Journal of Marketing Management, 2006.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MCDONNELL, J.; DRENNAN, J. Virtual Product Placement as a New Approach to Measure Effectiveness of Placements. Journal of Promotion Management, EUA, v.16, n. 2, p. 25-38, 2010
MEIO&MENSAGEM. Mercado cresce 6,81% e chega a R$ 47,9 bilhões. São Paulo, 2014. Disponível em: < http://bit.ly/1fS6w63>. Acesso em: 21 abr. 2014.
METZ, W. F. How TV Production Works. How Stuff Works, 2013. Disponível em: . Aceso em: 13 mai. 2013.
OGDEN, J. R; CRESCITELLI, E. Comunicação Integrada de Marketing: Conceitos, Técnicas e Práticas. Pearson Prentice-Hall. São Paulo, 2007
PINO, C.; OLIVARES, F. Brand Placement: Integración de Marcas en la Ficción Televisiva. Evolución, Casos, Estratégias y Tendencias. Barcelona: Gedisa Editorial, 2006.
RANGEL, D. Audiência x Expressão Artística. Entrevista para o canal Sonhar TV. 2012. Disponível em: < http://youtu.be/i5GM5HjivjM >. Acesso em: 28 ago. 2013.
REIS, C. A evolução histórica da publicidade radiofônica no Brasil (1922-1990). In: Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, 2. Florianópolis, 2004. Disponível:< http://bit.ly/1gwAqL5>. Acesso em: 16 de maio 2013.
RIMSCHA, M. B. V. The Future of TV Commercials: Not as Bleak as Proclaimed. Journal of Media Business Studies. Volume 5, n.2, 2008.
RUSSELL, C. A. Investigating the Effectiveness of Product Placements in Television Shows. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 29, n.3, 2002.
RUSSELL, C. A; STERN, B. B. Consumers, Characters, and Products: A Balance Model of Sitcom Product Placement Effects. Journal of Advertising, V. 35, p. 7-21, 2006.
RUSSELL, C. A. Advertainment: Fusing Advertising and Entertainment, Michigan, William Davidson, 2007.
SANTO, Alexandre do Espírito. Delineamentos de metodologia científica. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
SHIMP, T. Propaganda e Promoção: Aspectos complementares da comunicação, 5 ed., Porto Alegre, Bookman. 2006.
SILVEIRA, R. B.; URDAN, A. T. I Saw it in the Movies, But Does That Matter? Product Placement in a Cross Cultural Study between Brazil and the USA. Rio de Janeiro, 2012.
TRAVESSO, N. A TV é refém do IBOPE? Entrevista para o canal Sonhar TV. 2012. Disponível em: < http://youtu.be/BCQ1voNI9l8>. Acesso em: 28 ago. 2013.
TRINDADE, E. Merchandising televisivo: tie in. In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. (Org.). Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces, 1 ed., São Paulo, Thomson Learning, 2007.
VIEIRA, V. A.; APPIO, J. O Impacto da Conexidade no Comportamento do Consumidor em Relação aos Programas de Televisão Revista de Administração Contemporânea - Eletrônica, Curitiba, v. 14, n. 4, p. 703-721, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1080.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2013.
WALDT, D. L. R; DU PREEZ, L. D.; WILLIAMS, S. Recognition and recall of product placements in films and broadcast programmes. Revista Innovar, Bogotá, v. 18, n. 31, 2008.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c)
International Journal of Marketing, Communication and New Media
ISSN: 2182-9306
DOI: 10.54663/2182-9306
Qualis Periódicos - CAPES: B2
REBIB: Q2
Indexing:
Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics
Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023
QUALIS CAPES - GOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -