A Gestão do Product Placement na TV Brasileira: Um estudo exploratório no ambiente interno das emissoras.

Lucas Lellis Chiovetto, Josmar Andrade, Naira Ferreira Bonifácio, Renan Astolfo de Lima

Abstract


Product placement é uma estratégia que integra mensagens promocionais ao conteúdo de atrações televisivas. Seu emprego crescente se deve ao ambiente cada vez mais saturado de mensagens interruptivas, como o break comercial. Este trabalho investiga, qualitativamente, dois aspectos: (1) a visão dos profissionais de televisão sobre o uso do PP, e (2) como se dá o fluxo de concepção, avaliação e operacionalização destas ações. Foram entrevistados 11 profissionais das 5 principais emissoras abertas brasileiras. Os resultados reconhecem a crescente importância do PP no mix promocional, maior profissionalização da área e também apresenta um modelo com as etapas deste processo.


Keywords


Product Placement; Comunicação Integrada de Marketing; Merchandising; Televisão; Break Comercial; Intervalo; Testemunhal.

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International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

 

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