O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda

Sandra Filipe, Anabela Rocha, Diana Vilhena

Abstract


O presente artigo tem como objetivo estudar a influência das ações promocionais que decorrem no ponto de venda no comportamento do consumidor. Nesse sentido, foi aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de consumidores Portugueses constituída por 301 respostas válidas e os dados foram analisados quantitativamente utilizando o software estatísticoIBM Statistical Package for the Social Sciences (versão 20). Os resultados demonstraram que as ações promocionais mais atrativas para o consumidor são a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto, e que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. Os resultadostambém evidenciaram que a influência das ações promocionais no comportamento do consumidor difere consoante o seu perfil sociodemográfico e psicográfico.


Keywords


trade marketing; ação promocional; comportamento do consumidor; notoriedade da marca.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2018 International Journal of Marketing, Communication and New Media



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -