O Comportamento do Consumidor perante as Ações Promocionais no Ponto de Venda

Sandra Filipe, Anabela Rocha, Diana Vilhena

Abstract


O presente artigo tem como objetivo estudar a influência das ações promocionais que decorrem no ponto de venda no comportamento do consumidor. Nesse sentido, foi aplicado um inquérito por questionário, via online, a uma amostra de consumidores Portugueses constituída por 301 respostas válidas e os dados foram analisados quantitativamente utilizando o software estatísticoIBM Statistical Package for the Social Sciences (versão 20). Os resultados demonstraram que as ações promocionais mais atrativas para o consumidor são a redução de preço, os banded packs e acréscimo de produto grátis e os vales de desconto, e que o comportamento do consumidor é influenciado durante e após a ocorrência da ação promocional. Os resultadostambém evidenciaram que a influência das ações promocionais no comportamento do consumidor difere consoante o seu perfil sociodemográfico e psicográfico.


Keywords


trade marketing; ação promocional; comportamento do consumidor; notoriedade da marca.

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International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

 

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