Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
Abstract
Nos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT.
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