Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.

Maria Gorete Dinis, Carlos Manuel Martins Costa, Osvaldo Manuel Rocha Pacheco

Abstract


Nos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT.


Keywords


Turismo; Análise da Web; Google Trends; Google Analytics; Alentejo

References


Ambitur (2015), 8 em cada 10 portugueses utilizam a internet para escolher o destino das suas férias, Acedido em 15 de maio, 2017 em http://bit.ly/1PrM5Kd.

Baggio, R., & Corigliano, M. (2008). A practical forecasting method for a tourism organization. Proceedings of the International Conference of tourism: Knowledge as value advantage tourist destinations, Málaga, 29 a 31 outubro.

Buhalis, D. (2000). Marketing the Competitive Destination of the Future. Tourism Management, 21(1), 97-116.

Cai, L. A., Feng, R., & Breiter, D. (2004). Tourist purchase decision involvement and information preferences. Journal of Vacation Marketing, 10(2), 138-148.

Crouch, G., 2000, Services Research in Destination Marketing: A Retrospective and Prospective Appraisal, International Journal of Hospitality & Tourism Administration, Vol. 1(2), pp. 65-85.

Dinis, M. G., Costa, C. & Pacheco, O. (2012). Google Analytics as a tool for understanding visitors behaviour: the Website of Alentejo as a tourist destination case. Revista Turismo & Desenvolvimento / Journal of Tourism and Development, 17/18, 243-253.

Dinis, M. G., Costa, C. & Pacheco, O. (2016).Profile of the national alentejo online visitor: analysis of the official tourism Website using google analytics. Tourism and Hospitality International Journal, 6(1), 23-34.

Doolin, B., Burgess, L., & Cooper, J. (2002). Evaluating the use of the Web for tourism marketing: A case study from New Zealand. Tourism Management, 23(5), 557–561.

European Commission (2015), Flash Eurobarometer 414 “Preferences of Europeans towards tourism 2015”. European Union.

Google. (2011). Beyond last click: Understanding your consumers’ online path to purchase - Insights and learnings from Google’s clickstream research. USA: Google. Acedido em 16 de setembro, 2012 em http://bit.ly/1mn2mHn.

Google. (2014). The five Stages of Travel Interactive Infographic. Google. Acedido em 05 de agosto, 2014 em http://bit.ly/1y5uPWu .

Instituto Nacional de Estatística [INE]. (2008). Estatísticas do Turismo 2007. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística.

Instituto Nacional de Estatística [INE]. (2009). Estatísticas do Turismo 2008. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística.

Instituto Nacional de Estatística [INE]. (2010). Estatísticas do Turismo 2009. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística.

Instituto Nacional de Estatística [INE]. (2011). Estatísticas do Turismo 2010. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística.

Instituto Nacional de Estatística [INE]. (2012). Estatísticas do Turismo 2011. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística.

Jansen, B. J. (2009). Understanding user-Web interactions via Web analytics. Synthesis Lectures on Information Concepts, Retrieval, and Services, 1(1), 1-102.

LosViajeros. (2017). ¿Qué es LosViajeros.com? Acedido em 01 de março de 2017, em http://bit.ly/1tecJyx.

Kaushik, A. (2010). Web analytics 2.0: The art of online accountability & science of customer centricity. Indianapolis, Ind.: Wiley.

Pineda, J. M. & Paraskevas, A. (s.d.). Web Analytics: A Missed Opportunity for Hotel Online Strategy?. Acedido em 20 de maio, 2017 em http://bit.ly/1pOODWl

Phippen, A. D., Sheppard, L., & Furnell, S. (2004). A practical evaluation of Web analytics. Internet Research, 14(4), 284-293.

Pratas, J., Vale, V. & Brito, P. (2014). A informação e o processo de tomada de decisão na gestão e planeamento em turismo. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (Vol. I pp. 217-235).

So, S., & Morrisson, A. (2003). Destination marketing organizations’ Web site users and nonusers: a comparison of actual visits and revisit intentions. Information Technology & Tourism, 6(2), 129–139

Sweeney, S. (2008). 101 Ways to Promote Your Tourism Business Web Site: Filled with Proven Internet Marketing Tips, Tools, and Techniques to Get Visitors to Your Site and Your Destination (2nd ed.). USA: Maximum Press.

Tnooz. 2012. Destinations failing to make most of technology to attract and engage visitors [em linha]. Tnooz. Acedido 10 de junho, 2017 em http://bit.ly/1o13CBg .

Turismo de Portugal. (2013). Anuário das estatísticas do turismo 2012.

Unidad Editorial. (2017). Ocholeguas.com. Unidad Editorial. Acedido em 20 de junho, 2017 em http://bit.ly/1OYrzVe.

UNWTO. (2005). Evaluating and Improving Websites – the Destination Web Watch. Madrid: World Tourism Organization.

UNWTO & ETC. (2008b). Handbook on E-marketing for Tourism Destinations. Madrid: World Tourism Organization.

UNWTO. (2011). World Tourism Organization (UNWTO) Affiliate Members: AM-reports – Technology in Tourism (Vol. 1). UNWTO. Acedido em 03 de junho, 2017 em http://bit.ly/2u2l0Jy.

Xiang, Z., & Fesenmaier, D. R. (2006). Assessing the initial step in the persuasion process: Meta tags on destination marketing Websites. Information Technology & Tourism, 8(2), 91-104.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Media



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -