Papel dos Blogs de Moda na Geração de Eletronic Word of Mouth (EWOM): Uma análise baseada no Technology Acceptance Model.

José Freitas Santos, Marta Costa

Abstract


O objectivo deste estudo foi o de compreender em que medida os blogs de moda Portugueses influenciam os seus leitores no processo de decisão de compra. Procura-se também analisar o passa-a-palavra online (Eletronic Word of Mouth - EWOM) gerado pelos blogs de moda e o impacto que provocam nos outros consumidores. Para atingir este desiderato, foi realizado um inquérito por questionário junto de uma amostra de leitores de blogs de moda, que permitiu recolher dados sobre o seu comportamento online. A análise foi baseada no Technology Acceptance Model (TAM) que para além do modelo tradicional incluiu dois construtos adicionais (uso efetivo e EWOM).

Os resultados indicam que os leitores de blogs de moda são influenciados não só pelos conteúdos dos blogs, mas também pelo EWOM que é gerado pelos seus próprios leitores. Neste contexto, os bloggers de moda podem ser encarados como líderes de opinião que influenciam as decisões de compra de outros consumidores. 


Keywords


Blogs de moda, Technology Acceptance Model (TAM), Eletronic Word of Mouth (EWOM).

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