A Importância da Comunicação no Contexto da Profissão Contabilística em Portugal
Abstract
Este estudo tem como objetivo principal aferir a importância das competências da comunicação para o exercício da profissão contabilística, na perspetiva dos profissionais de contabilidade em Portugal. Constitui, também, propósito desta investigação averiguar as eventuais diferenças existentes na opinião dos inquiridos em função do sexo, bem como aferir a relação existente entre as competências em estudo agrupando-as em categorias, analisando-se qual destas assume maior importância na perspetiva dos profissionais de contabilidade. Neste sentido, a “comunicação interativa” assumiu-se como o fator mais importante para o exercício da profissão. A análise de médias permitiu concluir que as três competências de comunicação mais valorizadas pelos respondentes foram “comunicar eficazmente de forma oral”, “cooperar com colegas de trabalho” e “comunicar eficazmente de forma escrita”. Através de questionário e aplicando-se a análise fatorial e de equações estruturais identificam-se os principais fatores explicativos das competências da comunicação dos profissionais de contabilidade em Portugal. Os testes de hipóteses realizados revelaram diferenças na opinião dos profissionais por sexo, nomeadamente, na importância dada à comunicação eficaz de forma oral, em liderar uma equipa, gerir recursos, ouvir os outros, trabalhar em grupo e cooperar com colegas de trabalho. O construto “Comunicação Interativa” revelou-se o fator com maior importância no conjunto das competências da comunicação. No que respeita às principais limitações do estudo efetuado, pode referir-se a sua aplicação maioritariamente a profissionais altamente qualificados (representando a população de contabilistas séniores). Esta investigação contribui, devido ao seu caráter inovador, para o aumento do conhecimento científico nesta área em Portugal.
DOI: https://doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n19.138-161
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Portugal))Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2022 Carlos Quelhas Martins, Ana Dias Covas, José Silva Ribeiro, Vasco Salazar Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
International Journal of Marketing, Communication and New Media
ISSN: 2182-9306
DOI: 10.54663/2182-9306
Qualis Periódicos - CAPES: B2
REBIB: Q2
Indexing:
Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics
Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023
QUALIS CAPES - GOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -