O Efeito da Participação no Festival (MEO) Sudoeste na Construção da(s) Imagens sobre o Destino: Pressupostos e procedimentos de análise de um ‘constructo chapéu’ do marketing turístico

Ana Isabel Rodrigues, Sandra Saúde

Abstract


Existe uma dificuldade de operacionalização (medição) de constructos designados de ‘constructos chapéu’, precisamente pela sua natureza multidimensional, abrangente e, por isso, complexa. O presente trabalho propõe demonstrar que abordagens metodológicas mistas, combinando técnicas quantitativas e qualitativas num mesmo desenho de pesquisa, podem ser mais apropriadas para medir este tipo de conceitos. Este trabalho tem por base a imagem de destinos (ID) como ‘constructo chapéu’, estudado há cinco décadas no âmbito do marketing turístico, em particular o marketing de destinos. Para concretizar, apresenta-se como exemplo um estudo de imagem de destinos que explora, em particular, o efeito que a participação no festival de música (MEO)Sudoeste, realizado em 2017, teve/tem na(s) imagem(ns) construídas sobre a região Alentejo Litoral/Sudoeste e na(s) respetiva(s) intenção(ões) de revisita é o exemplo escolhido. As mais valias do desenvolvimento de uma abordagem metodológica do tipo misto, aplicada a constructos desta natureza é discutida. O estudo permitiu: 1) identificar os perfis de ID construídos pelos festivaleiros pós festival; 2) aferir a opinião sobre o efeito induzido pela participação no festival sobre essa(s) ID e 3) tipificar as intenções de revisita e de recomendação de visita à região, como complemento à ID. Os resultados evidenciam que, por via da recolha e interpretação combinada de dados quantitativos e qualitativos, o método misto de pesquisa assegura maior potencial e riqueza na triangulação e interpretação dos dados, sendo o mais adequado para objetos de estudo multidimensionais como este. 


Keywords


Imagem de destino; ‘constructo chapéu’; abordagens metodológicas mistas; festival (MEO)Sudoeste; Alentejo.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Ana Isabel Rodrigues, Sandra Saúde

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -