Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas

Renata Veras, Daiane Silva, Erika Chaves, Gisele Carneiro, Henrique Amorim, Milena Alissa Moraes

Abstract


A Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo.

Keywords


Formação docente; educação; direitos humanos; universidade

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

 

International Networks of Indexing:

Emerging Sources Citation Index (Clarivate Analytics) - QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS.