Presença das 500 Maiores e Melhores Empresas Portuguesas nas Redes Sociais: Um Estudo Exploratório.

José Freitas Santos, Joana Monteiro Pereira

Abstract


Este artigo pretende estudar a presença das empresas Portuguesas nas redes sociais mais conhecidas (Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram e Google+). Para atingir esse objetivo recorreu-se a uma base de dados das “500 Melhores e Maiores” empresas Portuguesas com o objetivo de analisar a sua presença naquelas redes sociais. Para além disso, procurou-se compreender qual o grau de dinamismo e interatividade que as redes sociais mantêm com os consumidores em geral.

Os resultados mostram que a maioria das empresas Portuguesas possui um website e que a sua participação nas redes sociais, em especial no Facebook, Twitter e YouTube, está ligeiramente correlacionada com a posse de um website. Quanto ao dinamismo evidenciado pelas empresas nas redes sociais muitas delas estão ativas, mas sem procurarem envolver o consumidor através de atividades de marketing digital.


Keywords


Internet; Redes sociais; Marketing Digital; Portugal

References


- Adolpho, C. (2012), Os 8 Ps do Marketing Digital. O Guia Estratégico do Marketing Digital. Alfragide: Texto Editores.

- Afonso, C. & Borges, L. (2013). Social Target: Da estratégia à implementação – Como tirar partido das redes sociais e potenciar o seu negócio. Barreiro: Top Books.

- Baek, K., Holton, A., Harp, D. & Yaschur, C. (2011). The links that bind: Uncovering novel motivations for linking on Facebook. Computers in Human Behavior, 27, 2243-2248.

- Brodie, R. J., Hollebeek, L. D. & Smith, S. D. (2011). Engagement: An important bridging concept for the emerging S-D logic lexicon. University of Auckland Business School. 2011 Naples Forum On Service.

- Chaffey, D., Ellis-Chadwick, F., Mayer, R. & Johnston, K. (2006). Internet Marketing - Strategy, Implementation and Practice (Third Edition). England: Pearson Education Limited.

- Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). B-Mercator. Alfragide: Publicações D. Quixote.

- Freitas Santos, J. (2011). Promoting wine on Internet: an exploratory study of the Portuguese wine blog community”, International Journal of Online Marketing, 1 (4), 48-63.

- Kim, A. Y. & Srivastava, J. (2007). Impact of Social Influence in E-Commerce Decision Making, ICEC '07 Proceedings of the ninth international conference on Electronic commerce, 293-302.

- Kozinets, R. V., De Valck, K., Wojnicki, A. C. & Wilner, S. J. S. (2010). Networked Narratives: Understanding Word-of-Mouth Marketing in Online Communities. Journal of Marketing, 74, 71-89.

- Kucuk, S. U. (2008). Consumer Exit, Voice, and “Power‟ on the Internet. Journal of Research for Consumers, 15, 1-13.

- Kwon, E. S. & Sung, Y. (2011). Follow Me! Global Marketers’ Twitter Use. Journal of Interactive Advertising, 12, 4-16.

- Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., Rodrigues, J. V. & Emprin, C. (2010). Publicitor: comunicação 360º online e offline. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

- Lipsman, A., Mudd, G., Rich, M. & Bruich, S. (2012). The power of “Like” – How Brands Reach (and Influence) Fans through Social-Media Marketing. Journal of Advertising Research, 52, 40-52.

- Maroco, J. (2010). Análise Estatística com utilização do SPSS. 3.ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo.

- Nielsen (2009). Global Faces and Networked Places. Disponível em: http://www.nielsen.com/content/dam/corporate/us/en/newswire/uploads/2009/03/nielsen_globalfaces_mar09.pdf - consultado em 18 /08/2013.

- Ozuem, W., Howell, K. E. & Lancaster, G. (2008). Communicating in the new interactive marketspace. European Journal of Marketing, 42, 1059-1083.

- Rheingold, H. (1993). The Virtual Community: Homesteading on the Electronic Frontier, Addison-Wesley.

- Rheingold, H. (1994). A slice of life in my virtual community. In L. M. Harasim, Global Networks (57-80). Massachusetts: MIT Press.

- Costa, R. (2012). Ranking 500 Maiores & Melhores Empresas (23.ª Edição). Exame 500 Maiores & Melhores.

- Simmons, G. (2008). Marketing to postmodern consumers: introducing the internet chameleon". European Journal of Marketing, 42, 299-310.

- Srinivasan, S. S., Anderson, R. & Ponnavolu, K. (2002). Customer loyalty in ecommerce: An exploration of its antecedents and consequences. Journal of Retailing, 78, 41-50.

- Stuart, D. (2009). Social Media Metrics. Online, 33, 22-24.

- Trusov, M., Bucklin, R. E. & Pauwels, K. (2009). Effects of Word-of-Mouth Versus Traditional Marketing: Findings from an Internet Social Networking Site. Journal of Marketing, 73, 90-102.

- Zavišić Z. & Zavišić, S. (2012). Social Network Marketing. In 22. CROMAR Congress, pp. 1008-1019.

Universal McCann (2010). Wave.5 - The Socialization of Brands, Social Media Tracker 2010. Disponível em: http://www.slideshare.net/fred.zimny/uu-report-wave-5-the-socialisation-of-brandsreport - consultado em 23/10/2013.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c)



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -