A relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência das empresas turísticas

Manuel Sousa Pereira, Teresa Santos Ferreira

Abstract


O objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência das empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimneto na eficiência das empresas.

Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi administrado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos hoteleiros no norte de Portugal.

Verificamos que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, incentivo e estratégia, ação de forma consciente por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas corretivas sempre que necessário e reconhecimento.

 


Keywords


gestão da comunicação; comunicação interna; atitude dos colaboradores; reconhecimento; liderança pessoal.

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DOI: 10.54663/2182-9306

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