E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos

Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costa

Abstract


Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura.

Keywords


redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração.

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DOI: 10.54663/2182-9306

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