As Implicações dos Programas de Marketing Interno na Orientação para o Mercado Interno, no Sector Transformador de Cortiça Português

João Pedro Sousa, Ricardo Rodrigues

Abstract


Esta investigação tem como objectivo identificar, junto de empresas do sector industrial, particularizando o da transformação de cortiça em Portugal, em que condições é que os conceitos do marketing interno são objecto de implementação junto dos respectivos colaboradores e de que forma é que essa actuação impacta na orientação para o mercado interno. Considerando que não se deparou com nenhum estudo sobre estes dois constructos que tivesse como foco este importante sector nacional, entendeu-se recorrer a uma investigação exploratória qualitativa através da realização de 24 entrevistas em profundidade devidamente estribadas num guião de questões generalizadamente abertas. A unidade do estudo foi constituída pela empresa, com as suas distintas especificidades próprias, consideradas através de critérios de dimensão, do número de trabalhadores e da localização geográfica, assim garantindo a necessária heterogeneidade. Como resultado desta investigação verificou-se que todas as empresas analisadas praticam modelos mais ou menos estruturados que se compaginam com a conceptualização do marketing interno, uma preocupação estratégica presente, e que, mesmo que às vezes de forma não explícita, o conceito de orientação para o mercado interno é um desiderato organizacional neste sector de actividade. Como principais limitações é possível apontar, para além do facto de a investigação ter decorrido segundo um paradigma qualitativo de natureza exploratória, a necessidade de fundamentação objectiva dos resultados agora obtidos, através de futuros estudos quantitativos que permitam promover uma triangulação integrada dos respectivos desfechos.


Keywords


Marketing Interno; Orientação para o Mercado Interno; Sector Transformador de Cortiça; Estratégia Organizacional.

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International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

 

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