Investigação qualitativa: estudos realizados com recurso a novas tecnologias digitais.

Ronaldo Nunes Linhares, Jaime Ribeiro, Simone Tuzzo, António Pedro Costa, Jorge Remondes

Abstract


Estamos sob a égide do capitalismo cognitivo que reúne um ambiente de formação tecnológica, um sistema cognitivo e um mundo imaginário (Bifo, 2007). Com o advento das tecnologias digitais que modificam as linguagens, formatos e suportes tecnológicos e mediáticos, ampliamos as características hegemónicas do “semicapitalismo” onde “todo o ato de transformação pode ser substituído por informação e o processo de trabalho se realiza através de recombinar signos” (Bifo, 2007, p.107)...


Keywords


investigação qualitativa; tecnologias; digital.

References


Mc Luhan, M. (1994). Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano, Paidós, Barcelona, pp. 29-42.

Minayo, M.C.S. (2016). Fundamentos, Percalços e Expansão das Abordagens Qualitativas. In: Costa, A.P., Neri de Sousa, F. & Neri de Sousa, D. (Eds). Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios, Vol.3, Oliveira de Azeméis: Ludomedia, p. 17-48.

Morin, E. (2003). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina, 8a ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.


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Copyright (c) 2018 International Journal of Marketing, Communication and New Media



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


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