A Relação entre Organizações sem fins lucrativos e Empresas Portuguesas: Um estudo exploratório

Ania Bárbara Reis, Belém Barbosa, Joaquim Marques

Abstract


O desenvolvimento de relações por parte de organizações privadas sem fins lucrativos (OSFL) com empresas é fundamental para a sua sustentabilidade. Contudo, o marketing relacional e a definição de estratégias de fundraising e de comunicação tendem a ser pouco exploradas, redundando em relações pontuais com os doadores. Este trabalho propõe-se explorar as formas de desenvolvimento de relações entre OSFL e empresas.  

Após sistematização dos principais contributos presentes na literatura é apresentado um estudo de natureza qualitativa e exploratória, em que foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a 8 responsáveis de OSFL com diversos âmbitos de atuação e 16 gestores de empresas de pequena, média e grande dimensão, todos com sede no distrito de Aveiro.

Os resultados evidenciam que o que leva as empresas a apoiar OSFL são essencialmente benefícios não materiais, tal como o impacto emocional nos colaboradores e outros stakeholders. Existem claras diferenças entre empresas de pequena e grande dimensão, sendo estas últimas as mais propensas a relações formais. Verificou-se, contudo, que mesmo os apoios pontuais podem ser recorrentes e repetidos, faltando capacidade de protocolar a relação. Em termos globais, os dados oferecem pistas interessantes para os responsáveis de OSFL, designadamente resultantes da comparação das diferentes perspetivas dos participantes.


Keywords


Economia social; desenvolvimento de relacionamento com empresas; fundraising; marketing relacional

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2018 International Journal of Marketing, Communication and New Media



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -