A Influência da Publicidade no Consumo Juvenil de Marcas de Vestuário e de Calçado: Um estudo de caso.
Abstract
Com o presente artigo pretendemos conhecer qual a influência que a publicidade poderá exercer no processo de consumo de marcas de vestuário e de calçado em contexto juvenil. Para o efeito, aplicámos um inquérito por questionário a estudantes do 9º ano de escolaridade de estabelecimentos de ensino de Cascais. De acordo com as percepções da população em estudo, ainda que a publicidade seja reconhecida enquanto fonte informativa, não influencia as escolhas juvenis no sector. Poderá estar em causa, tal como demonstram algumas pesquisas, o não reconhecimento da influência publicitária, inclusive porque identificámos alguns paradoxos nas respostas dos inquiridos. Constatámos o estreito relacionamento e o profundo conhecimento juvenil das marcas de vestuário e de calçado e verificámos ainda uma privilegiada interligação entre os jovens e o consumo, ao qual são associados sentimentos positivos, tal como a felicidade e o prazer. Também detectámos uma particular ligação masculina com as marcas do sector e uma vincada relação feminina estabelecida com os respectivos produtos e com o discurso publicitário. Assim, o género aparenta ser relevante para o estudo destas problemáticas. Esperamos que o nosso artigo possa facultar pistas para futuras reflexões e discussões das temáticas em análise, cuja relevância na actualidade é incontornável, dado o impacto que poderão ter nas vivências dos jovens contemporâneos, actualmente imersos numa sociedade de consumo.
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International Journal of Marketing, Communication and New Media
ISSN: 2182-9306
DOI: 10.54663/2182-9306
Qualis Periódicos - CAPES: B2
REBIB: Q2
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Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023
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