Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses

Eduardo Teles, João Paulo Peixoto

Abstract


A vida digital passou a fazer parte integrante da maior parte da sociedade actual e, sempre que um utilizador abre uma página da internet, de forma impercetível, está a ser monitorizado nas suas pesquisas, preferências, etc. Sendo a privacidade um conceito fundamental para a vida em sociedade, o presente estudo visa perceber se os utilizadores da internet estão conscientes do que acontece com o processamento dos seus dados. De forma a operacionalizar o estudo, foi desenvolvido um questionário com oito perguntas de modo a abranger informação sobre diferentes aplicações, o qual foi distribuído pelas redes sociais e e-mail através da estratégia "bola de neve". Os resultados do nosso estudo parecem confirmar a nossa hipótese central de que efectivamente a vigilância electrónica é uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses. De uma forma geral os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre géneros, excepto para a questão sobre o conhecimento das potencialidades da ferramenta "Messenger" do Facebook utilizado em smartphones, para a qual o género feminino apresenta uma falta de conhecimento significativamente superior ao género masculino. Transportando os dados obtidos para o dia-a-dia empresarial, parece-nos de suma importância alertar para a necessidade de as empresas investirem na formação dos seus colaboradores enquanto utilizadores de internet, de modo a aumentar a consciencialização relativa à vigilância electrónica e das suas potenciais consequências, que poderão ter implicações não só a nível pessoal, mas também a nível empresarial.


Keywords


privacidade na internet; utilização privada de dados; Facebook; Messenger; compras online.

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Copyright (c)



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


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Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

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