Estratégias Digitais de Combate aos Impactos da Pandemia Covid-19 no Contexto Empresarial

Joana Santos, Ana Pinto Lima

Abstract


A pandemia Covid-19 é considerada uma crise sem precedentes, pelo seu caráter atípico e porque se arrastou ao longo do tempo. Metaforicamente, considera-se um evento cisne negro, ou seja, um evento surpreendente e imprevisível de grande significado e graves consequências que alteram drasticamente o ambiente político e económico. Como resultado das alterações existentes, as empresas tiveram de se adaptar a um novo contexto, a um novo consumidor e a uma nova forma de operar. O presente estudo surge orientado para a exploração das principais estratégias digitais levadas a cabo pelas empresas para minorar/explorar os efeitos da situação pandémica atual. Para o efeito, propõe-se uma metodologia qualitativa, baseada em 7 entrevistas semiestruturadas a gestores de empresas que atuaram durante a pandemia e no contexto digital, de modo a conhecer os principais impactos da pandemia e estratégias digitais utilizadas para os minorar/explorar. O estudo aborda as estratégias digitais que se revelaram bem- sucedidas para gerir a situação pandémica nas empresas entrevistadas, destacando-se o foco no cliente, o foco no serviço, o desenvolvimento de parcerias, a criação de novos produtos e serviços e a adoção de medidas socialmente responsáveis. Este estudo apresenta as principais estratégias digitais levadas a cabo pelas empresas em estudo num contexto de medo e incerteza. É um contributo valioso a nível empresarial, não só para o período pandémico em questão, mas também para crises futuras.

DOI: https://doi.org/10.54663/2182-9306.2022.sn11.92-113


Keywords


Covid-19; estratégias digitais; marketing digital; impactos pandémicos

References


Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Barreto, M., Barros, A., Carvalho, M., Codeço, C., Hallal, P., Medronho, R, Struchiner C., Victoria C. & Werneck G. (2020). O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, 23.

Batista, K., Saran, A. P. M., Limongi, R., da Silva, A. L. B., & Gomes, A. C. (2020). Comunicação organizacional nas mídias sociais em temos de COVID-19. Gestão e Sociedade, 14(39), 3689-3697.

Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods. Oxford University Press.

Castro, B., Oliveira, J., Morais, L. & Gai, M. (2020). COVID-19 e organizações: estratégias de enfrentamento para redução de impactos. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(3), 1059-1063.

Creswell, J. (2015). 30 essential skills for the qualitative researcher. Los Angeles, CA: SAGE.

Crick, J. & Crick, D. (2020). Coopetition and COVID-19: Collaborative business-to business marketing strategies in a pandemic crisis. Industrial Marketing Management, 88, 206-213.

Croda, J., Oliveira, W., Frutuoso, R., Mandetta, L., Baia-da-Silva, D., Brito-Sousa, J., Monteiro W. & Lacerda M. (2020). COVID-19 in Brazil: advantages of a socializedunified health system and preparation to contain cases. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 53: e20200167.

Dias, M. O. (2009). O vocabulário do desenho de investigação. A lógica do processo em ciências sociais. Viseu: Psicosoma.

Donthu, N., & Gustafsson, A. (2020). Effects of COVID-19 on business and research. Journal of Business Research, 117, 284–289.

Dwivedi, Y., Hughes, D., Coombs, C., Constantiou, I., Duan, Y., Edwards, J., Gupta, B., Lal, B., Misra, S., Prashant, P., Raman, R., Rana, N., Sharma, S. & Upadhyay N. (2020). Impact of COVID-19 pandemic on information management research and practice: Transforming education, work and life. International Journal of Information Management, 55, 102211.

Euronews (2020). Execução económica "pior" do que as projeções do FMI. https://pt.euronews.com/2020/05/12/execucao-economica-pior-do-que-as-projecoes-do-fmi on 28 july, 2021.

Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa, Monitor.

Kim, R.(2020). The Impact of COVID-19 on Consumers: Preparing for Digital Sales. IEEE Engineering Management Review, 48, 212 – 218.

Kodama, M. (2020). Digitally transforming work styles in an era of infectious disease. International Journal of Information Management, 55. 102172.

Kohli, S., Timelin, B., Fabius, V. & Veranen, S. (2020). How COVID-19 is changing consumer behavior–now and forever. McKinsey & Company.

Guest, G., Bunce, A., & Johnson, L. (2006). How many interviews are enough? An experiment with data saturation and variability. Field methods, 18(1).

He, H., & Harris, L. (2020). The Impact of Covid-19 Pandemic on Corporate Social Responsibility and Marketing Philosophy. Journal of Business Research, 116, 176-182.

Outmarketing (2020). Marketing Digital em Tempos de Pandemia. https://digital.outmarketing.pt/ebook-marketing-digital-em-tempos-de-pandemia?rdst_srcid=2135593 on 5 august, 2021.

Panigutti, C., Perotti, A., & Pedreschi, D. (2020). Doctor XAI: An ontology-based approach to black-box sequential data classification explanations. Paper presented at the 2020 Conference on fairness, accountability, and transparency, Barcelona.

Pantano, E., Pizzi, G., Scarpi, D., & Dennis, C. (2020). Competing during a pandemic? Retailers’ ups and downs during the COVID-19 outbreak. Journal of Business Research, 116, 209-213.

Salvador, A. & Ikeda, A. (2018). Brand crisis management: the use of information for prevention, identification and management. Brazilian Business Management Magazine, 20(1), 74-91.

Seetharaman, P. (2020). Business models shifts: Impact of Covid-19. International Journal of Information Management, 54, 102173.

Silverman (2011). Interpreting Qualitative Data: A Guide to the Principles of Qualitative Research(fourth ed.), Sage, London (2011)

Shiffman, J., & Shawar, Y. R. (2020). Strengthening accountability of the global health metrics enterprise. Lancet, 395, 1452–1456.

Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo bolonha. Lisboa: Pactor,

Stewart, D. (2021). Uncertainty and risk are multidimensional: Lessons from the COVID-19 pandemic. Journal of Public Policy & Marketing, 40(1), 97-98.

Think With Google. (2020). 5 approaches that are helping brands and people in Brazil during COVID-19. https://www.thinkwithgoogle.com/intl/ptbr/tendencias-de-consumo/5-abordagens-que-estao-ajudandomarcas-e-pessoas-no-brasil-durante-a-covid- on 7 august, 2021.

Vapiwala, F. (2020). Digital Marketing-A Saviour for Businesses in Times of a Pandemic. International Journal of Research in Engineering, Science and Management, 3(9), 159-161.

Verma, S., & Gustafsson, A. (2020). Investigating the emerging COVID-19 research trends in the field of business and management: A bibliometric analysis approach. Journal of Business Research, 118, 253-261.

Winston, A., (2020). Is the COVID-19 Outbreak a Black Swan or the New Normal? https://sloanreview.mit.edu/article/is-the-covid-19-outbreak-a-black-swan-or-the-new-normal/ on 2 august, 2021.

Yin, R. K. (2014). Case Study Research – Design and Methods, 5ª Edição, Applied Social Research Methods Series, Los Angeles: Sage Publications.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2022 Joana Santos, Ana Pinto Lima

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -