Estratégias Digitais de Combate aos Impactos da Pandemia Covid-19 no Contexto Empresarial

Joana Santos, Ana Pinto Lima

Abstract


A pandemia Covid-19 é considerada uma crise sem precedentes, pelo seu caráter atípico e porque se arrastou ao longo do tempo. Metaforicamente, considera-se um evento cisne negro, ou seja, um evento surpreendente e imprevisível de grande significado e graves consequências que alteram drasticamente o ambiente político e económico. Como resultado das alterações existentes, as empresas tiveram de se adaptar a um novo contexto, a um novo consumidor e a uma nova forma de operar. O presente estudo surge orientado para a exploração das principais estratégias digitais levadas a cabo pelas empresas para minorar/explorar os efeitos da situação pandémica atual. Para o efeito, propõe-se uma metodologia qualitativa, baseada em 7 entrevistas semiestruturadas a gestores de empresas que atuaram durante a pandemia e no contexto digital, de modo a conhecer os principais impactos da pandemia e estratégias digitais utilizadas para os minorar/explorar. O estudo aborda as estratégias digitais que se revelaram bem- sucedidas para gerir a situação pandémica nas empresas entrevistadas, destacando-se o foco no cliente, o foco no serviço, o desenvolvimento de parcerias, a criação de novos produtos e serviços e a adoção de medidas socialmente responsáveis. Este estudo apresenta as principais estratégias digitais levadas a cabo pelas empresas em estudo num contexto de medo e incerteza. É um contributo valioso a nível empresarial, não só para o período pandémico em questão, mas também para crises futuras.

DOI: https://doi.org/10.54663/2182-9306.2022.sn11.92-113


Keywords


Covid-19; estratégias digitais; marketing digital; impactos pandémicos

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ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

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