A Representação Jornalística das Tragédias de Brumadinho e Mariana: Afinal, do que estamos falando?

Matheus Batista da Silva, Carolina Lopes Araújo, José Matheus Alves da Silva, Janaina Siqueira Silva

Abstract


Assumindo que a mídia de audiência massiva afeta a percepção da sociedade, este trabalho analisa a representação jornalística, dos rompimentos de barragens da mineradora Vale nos municípios brasileiros de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Recorreu-se às categorias sociodiscursivas da Análise de Discurso Crítica (ADC), assistida pelo software webQDA, para analisar representação dos eventos e dos atores envolvidos nas tragédias, bem como a atribuição de responsabilidade e o espaço de fala concedido pela mídia aos diferentes atores sociais. Foram analisadas 19 notícias publicadas nos portais jornalísticos online brasileiros G1 e Folha de São Paulo e nos internacionais BBC e New York Times. Os dados revelam que a mídia atribui responsabilidade pelas tragédias à empresa e ao poder público, mas representa a “lama” como protagonista da destruição, ativando o discurso de causas acidentais, com apagamento da natureza criminosa dos eventos. Observa-se certa gradação na representação das vítimas, com relativização das perdas, impersonalização das vítimas fatais e prioridade concedida aos testemunhos individuais levando ao apagamento dos danos difusos e coletivos. Ao tratar das ações de reparação, a mídia representa a empresa como portadora de socorro e soluções, levando a uma subversão semântica em que o agressor se torna salvador. A relação de poder que se revela pela representação discursiva na mídia dos casos de Mariana e Brumadinho contribui para a manutenção de estruturas sociais com elevados custos ambientais, políticos e sociais para o Brasil.


Keywords


Brumadinho; Mariana; Mídia Digital; Representação Discursiva; Análise de Discurso Crítica (ADC).

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Matheus Batista da Silva, Carolina Lopes Araújo, José Matheus Alves da Silva, Janaina Siqueira Silva

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -