Design Sustentável Baseado em Hábitos de Consumo: Reflexões sobre um método de pesquisa

Dioclécio Camelo, Carolina Daros, André de Souza Lucca

Abstract


Fazer design e planejar políticas públicas são ações que precisam estar fundamentadas sobre a realidade de pessoas, consumidores e usuários. Nessa perspectiva, aumentam as probabilidades das propostas atenderem demandas mais próximas da realidade. Quando essas propostas são pautadas sobre uma técnica de observação das rotinas e hábitos de consumo, soluções inovadoras podem ser projetadas sobre bases sólidas. As realidades, como aquelas estudadas no presente trabalho, precisam ser conduzidas com métodos que assegurem confiabilidade aos designers. Este artigo reflete sobre um marco preliminar de pesquisa e sua aplicação para caracterizar hábitos de consumo de água e de energia por famílias de baixa renda. Por meio do conhecimento desses hábitos, foi possível estabelecer uma agenda de inovação pautada sobre diretrizes que orientam designers e agentes públicos na construção de soluções ou políticas públicas sustentáveis e que promovam mudanças nos hábitos de consumo. O experimento permitiu identificar a importância do uso dos métodos mistos, sobretudo provenientes da etnografia, como fundamento para proposições de realidades de futuro. O presente artigo analisa os estudos em design que adotaram métodos qualitativos e métodos mistos, em seguida propõe um marco preliminar de pesquisa que foi aplicado a famílias de baixa renda residentes em Habitações de Interesse Social no estado do Paraná, Brasil. Ao longo da explanação, algumas reflexões são apresentadas destacando a experiência na aplicação de métodos mistos como recurso para fundamentar a inovação em áreas como o design e o poder público. 

Keywords


Métodos Mistos de Pesquisa; Políticas Públicas; Design Sustentável; Hábitos de Consumo Sustentáveis.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Dioclécio Camelo, Carolina Daros, André de Souza Lucca

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -