Tesla, SpaceX e Hyperloop: A sustentabilidade enquanto mentalidade relacionada com tecnologia

Suzana Cohen

Abstract


Este artigo articula os Estudos de Tendências e os Estudos de Cultura para a análise do tópico sustentabilidade enquanto manifestação recorrente em artefactos e práticas relacionados com a tecnologia. Neste sentido, foi realizada uma retrospectiva de três edições do Web Summit nos anos de 2016, 2017 e 2018 em que foi identificado o padrão Cidades Inteligentes, Mobilidade e Sustentabilidade. Em um segundo momento, estabeleceu-se um recorte para análise aprofundada, em que selecionou-se as empresas Tesla e SpaceX, assim como o projeto Hyperloop, que têm Elon Musk como fundador e/ou idealizador. Neste sentido, as estratégias de marketing das referidas iniciativas foram analisadas sob o prisma da representação e posteriormente aplicados ao Mapa de Mentalidades e Tendências da Tecnologia. Concluiu-se que a sustentabilidade, enquanto tópico contemporâneo, quando aplicado à tecnologia, muitas vezes se manifesta em objetos que se relacionam também com questões referentes à mobilidade e às cidades inteligentes. Os exemplos analisados revelaram ainda que é recorrente o uso de estratégias de comunicação prioritariamente online, em plataformas de redes sociais, e sem o uso da publicidade tradicional, em que são apresentados os novos produtos e iniciativas das respectivas empresas - que perpassam a sustentabilidade e que muitas vezes encontram-se ainda em desenvolvimento. Assim, mentalidades são trabalhadas para preparar os consumidores para produtos em desenvolvimento que serão realidade em um futuro próximo.


Keywords


Estudos de cultura; estudos de tendências; marketing, sustentabilidade; tecnologia.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2021 Suzana Cohen

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -