A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial

Inês Moura, Cláudia Andrade

Abstract


Num mercado laboral em constante transformação ser-se diferente pode ser fundamental na procura por um emprego e por um percurso profissional. É neste âmbito que surge o conceito de Personal Branding, como gestão contínua de uma marca pessoal como dimensão de gestão da carreira potenciadora da inserção no mercado laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento do conceito Personal Branding pela Geração Millennial. Num segundo momento procura-se perceber de que forma esta geração aplica estratégias subjacentes ao Personal Branding com o intuito de procurar emprego ou gerir a sua carreira profissional. O estudo, de natureza quantitativa, recorreu a três escalas, Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Consciência e Importância de Personal Branding e a Escala de Comportamentos de Personal Branding aplicadas através de um questionário online a 267 indivíduos da geração Millennial com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os resultados demonstram que a Geração Millennial procura fazer uma gestão pessoal e profissional contínua a fim de alcançar os seus objectivos de procura de emprego e/ou de gestão de carreira. Contudo, os resultados evidenciaram que as estratégias de Personal Branding utilizadas pelos Millennials não se encontram ligadas com a consciência do desenvolvimento de uma Marca Pessoal. A consciência da importância de estratégias associadas à construção de uma marca pessoal, bem como da sua manutenção e desenvolvimento na Geração Millennial poderá ser fomentada ao nível dos programas de desenvolvimento de carreiras, tanto no contexto da formação académica como ao nível da formação em contexto organizacional


Keywords


Geração Millennial, Adaptabilidade de Carreira, Personal Branding

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