A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
Abstract
Num mercado laboral em constante transformação ser-se diferente pode ser fundamental na procura por um emprego e por um percurso profissional. É neste âmbito que surge o conceito de Personal Branding, como gestão contínua de uma marca pessoal como dimensão de gestão da carreira potenciadora da inserção no mercado laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento do conceito Personal Branding pela Geração Millennial. Num segundo momento procura-se perceber de que forma esta geração aplica estratégias subjacentes ao Personal Branding com o intuito de procurar emprego ou gerir a sua carreira profissional. O estudo, de natureza quantitativa, recorreu a três escalas, Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Consciência e Importância de Personal Branding e a Escala de Comportamentos de Personal Branding aplicadas através de um questionário online a 267 indivíduos da geração Millennial com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os resultados demonstram que a Geração Millennial procura fazer uma gestão pessoal e profissional contínua a fim de alcançar os seus objectivos de procura de emprego e/ou de gestão de carreira. Contudo, os resultados evidenciaram que as estratégias de Personal Branding utilizadas pelos Millennials não se encontram ligadas com a consciência do desenvolvimento de uma Marca Pessoal. A consciência da importância de estratégias associadas à construção de uma marca pessoal, bem como da sua manutenção e desenvolvimento na Geração Millennial poderá ser fomentada ao nível dos programas de desenvolvimento de carreiras, tanto no contexto da formação académica como ao nível da formação em contexto organizacional
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