Luxo Sustentável em Contextos de Hotelaria e Turismo: Do diferencial competitivo à preocupação com a responsabilidade social.

Annaelise Fritz Machado, Bruno Barbosa Sousa

Abstract


O consumo de uma experiência está diretamente relacionado ao consumo hedonista, na medida em que as motivações e as expectativas dos consumidores transcendem o campo dos benefícios racionais e funcionais de produtos e serviços, atingindo assim níveis mais intangíveis, como as sensações, sentimentos e prazer projetados e esperados com o consumo. Por seu turno, os produtos de luxo possuem um valor que ultrapassa a especificidade de sua utilidade, um valor que não está no objeto e sim na percepção que o sujeito tem deste. Em específico, o turismo de luxo tem-se assumido cada vez mais como um nicho de mercado de especial interesse um pouco por todo o mundo, mas com especial relevância no mercado brasileiro. O Brasil ocupa a 4a posição na lista dos maiores mercados de turismo de luxo do mundo, e o segmento foi o que mais cresceu nos últimos anos. Assim, o presente estudo tem por objetivo apresentar o que os hotéis brasileiros (no segmento de luxo), têm feito relativamente à sustentabilidade, e se, as ações desenvolvidas, são em prol de obterem um diferencial competitivo frente aos hotéis concorrentes, ou se, contrariamente, estão preocupados especificamente com a responsabilidade social. Foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, apresentando “Cases de Sucesso” de três hotéis brasileiros: Verdegreen, Anavilhanas Jungle Lodge, SPaventura Ecolodge, classificados como Hotéis de Luxo Sustentáveis, quanto às práticas de sustentabilidade inseridas no ambiente, bem como ações de valorização cultural das regiões. Todas as ações relacionadas às estratégias competitivas de um empreendimento, a partir da teoria contida neste estudo, são consideradas vantagens competitivas, pois isto é uma das questões que diferencia os hotéis de luxo, dos demais empreendimentos hoteleiros do mercado. Serão discutidas e apresentadas linhas de desenvolvimento para futura investigação.


Keywords


Consumidor, luxo sustentável, responsabilidade social, turismo de luxo.

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