OS NOVOS MEDIA NO UNIVERSO POLÍTICO: SOCIEDADE CIVIL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Ana Isabel Vale Canavarro

Abstract


Com este artigo, pretende-se alcançar um contributo esclarecedor do papel dos novos ´media’, na relação entre a sociedade civil e o universo político, em Portugal. Se há quem defenda que a ‘internet’ fomenta a participação democrática dos eleitores, outros há que a vêem como potenciadora dos problemas da democracia. O certo é que se assiste a um alargamento da esfera pública, nomeadamente da sua dimensão interaccional. A possibilidade de contra-poder dos ‘mass self-communication’ causa dilemas às estruturas da democracia representativa, desembocando na mobilização de grupos civis, à margem dos partidos políticos. Qual o comportamento adoptado pelos cidadãos internautas, na procura de conteúdos políticos? Quais as plataformas da ‘Web’ mais utilizadas para aceder a informação política? A informação política veiculada na ‘internet’ é suficiente ou os cidadãos sentem necessidade de consultar os meios de comunicação tradicionais? Estas constituem algumas das questões de partida da pesquisa em apreço.


Keywords


Internet; Cidadãos; Esfera Pública Global; Novos Media; Participação Política

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