Entre o ecrã e o teclado. A participação dos leitores no comentário às notícias do PÚBLICO online

Fábio Ribeiro

Abstract


Sob o signo de uma geração pós-eletrónica, que se enreda e anseia pela posse de dispositivos técnicos e tecnológicos (Tornero, 2004), vários têm sido os estudos que têm vindo a problematizar, do ângulo das Ciências da Comunicação, a introdução dos cidadãos na agenda mediática, mais concretamente no jornalismo (Ribeiro, 2013; Dahlgren, 2006; Winocur, 2003). De acordo com a inspiração mais recente de algumas destas abordagens, a este processo designa-se por 'participação dos cidadãos nos média' (Carpentier, 2011), como fenómeno social que concebe a contribuição de espetadores, leitores (da imprensa em papel ou online) e ouvintes no discurso dos média, em formatos como programas de opinião pública, cartas dos leitores, comentários às notícias online, entre outros. No contexto deste artigo, fixamo-nos justamente neste último exemplo, com o estudo das dinâmicas que se cruzam nas caixas de comentário da edição online do jornal PÚBLICO. Ao longo deste artigo, procuraremos trazer as principais linhas de uma investigação que questionou a função de espaços como este, interrogando o jornalista responsável pelo formato e uma amostra de participantes e leitores anónimos que intervieram na notícia mais comentada de março de 2012. Este trabalho insere-se numa investigação de maior amplitude, que resultou na elaboração de uma tese de doutoramento intitulada 'A participação dos cidadãos nos média: estímulos e constrangimentos', apresentada em provas públicas, em setembro de 2013 na Universidade do Minho.

Keywords


interatividade, participação, online, jornalismo, PÚBLICO, comentários, notícias.

Full Text:

PDF

References


Carpentier, N. (2011) Media and Participation – A site of ideological-democratic struggle, Bristol/Chicago: Intelect.

Dahlgren, P. (2006) ‘Civic participation and practices: ‘Beyond deliberative democracy’’, in Carpentier et al. (eds) Researching media, democracy and participation [http://eprints.lse.ac.uk/3309/2/Researching_media%2C_democracy_and_participation.pdf, acedido em 15-05-2011] Tartu: Tartu University Press, 23-34.

Reis, A. & Lima, H. (2013) A cultura participativa nos sites de rádio portugueses, Atas Congresso Confederación Iberoamericana de Asociaciones Científicas y Académicas de la Comunicación.

Ribeiro, F. (2013) A participação dos cidadãos nos média portugueses: estímulos e constrangimentos, tese de doutoramento, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho: Braga.

Tornero, J. (2004) ‘A new model for promoting digital literacy’, Digital Literacy,http://ec.europa.eu/education/archive/elearning/doc/workshops/digital_literacy/position_papers/perez_tornero_jose.pdf, acedido em 05/05/2009.

Winocur, R. (2003) ‘Media and Participative Strategies: The Inclusion of Private Necessities in the Public Sphere’, Television New Media, 4 (1): 25-42.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c)



International Journal of Marketing, Communication and New Media

ISSN: 2182-9306

DOI: 10.54663/2182-9306

Qualis Periódicos - CAPES: B2

REBIB: Q2


Indexing:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index - Clarivate Analytics

Journal Citation Reports (JCR) 2021, 2022, 2023

Crossref

QUALIS CAPESGOOGLE SCHOLAR - LATINDEX - REDIB - RCAAP - OAJI - DRJI - MIAR - LIVRE - ERIH PLUS - INDEX COPERNICUS -