A REPRESENTAÇÃO E CAUCIONAMENTO DAS PROVISÕES TÉCNICAS DAS SEGURADORAS EM PORTUGAL

Armindo Macedo

Abstract


A atividade seguradora tem especificidades que a distingue de qualquer outra. A inversão do ciclo produtivo e a importante função económico-social do seguro justificam a necessidade de regulação e supervisão por parte do Estado. Este artigo fala sobre a representação e caucionamento das provisões técnicas dos seguradores a operar em Portugal, sendo o problema de investigação “Qual a influência da localização da sede dos seguradores na exposição ao risco dos seguradores a operar em Portugal?”. A partir desta questão surgem quatro objetivos:

  • Aferir a relação entre o rácio de cobertura, rácio de representação, dimensão e o requisito de capital de solvência operacional (SCRop).

  • Verificar se existem diferenças no SCRop relativamente à localização da sede do segurador.

  • Verificar se existem diferenças no rácio de cobertura relativamente à localização da sede do segurador.

  • Verificar se existem diferenças no rácio de representação relativamente à localização da sede do segurador.

A metodologia segue design descritivo, tendo sido analisados quantitativamente os dados disponibilizados pelo ISP e IES, para um período de três anos (2009 a 2011), de empresas de seguros a operar em Portugal. Os resultados evidenciam que existem diferenças nas variáveis indicadoras de exposição ao risco – SCRop, Rácio de cobertura e Rácio de Representação - entre os seguradores que têm sede em Portugal ou na União Europeia. Uma percentagem das sucursais de seguradores com sede na U.E., não tem ativos suficientes para cobrir as Provisões Técnicas.

Assim, defende-se que o controlo das sucursais de seguradoras com sede na União Europeia não deve depender apenas do órgão de tutela do país da sede. Aconselha-se um reforço de controlo a nível local e a uma cobertura local das Provisões Técnicas, para salvaguarda dos interesses dos segurados, dos beneficiários e dos terceiros.


Full Text:

PDF

References


• Baluch, F. & Mutenga S. & Parsons, C. (2011). Insurance, Systemic Risk and the Financial Crisis. The Geneva Papers, 2011, 36, (126 – 163).

• Bolger, A. (2002). Survey – Classified Recruitment: a fair value approach. Finantial Times. Mar 14.

• Borginho, H. (2010). Diretiva Solvência II – O novo modelo de solvência do sector segurador. Instituto de Formação Atuarial.

• Chen, A. (2007). Loss analysis of a life insurance company applying discrete-timerisk-minimizing hedging strategies. Department of Quantitative Economics, University of Amsterdam, The Netherlands. Insurance: Mathematics and Economics 42 (2008) 1035–1049.

• Delgado, M.M.S. (2011). Projeto Solvência II – Modelação do Risco de Subscrição numa Companhia de Seguros Não Vida. Dissertação de Mestrado em Matemática e Aplicações - Atuariado, Estatística e Investigação Operacional na Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade Nova de Lisboa.

• Helfenstein, R & Strassner, M (2009). Solvency II Standard Formula: Consideration of non-life reinsurance. Swiss Re publications. Swiss Reinsurance Company Ltd. Zurich.

• Höring, D. (2012). Will Solvency II Market Risk Requirements Bite? The Impact of Solvency II on Insurers' Asset Allocation. ICIR Working Paper Series No. 11/12. Goethe. Universitat Frankfurt.

• Lagarde, O. (2010). L’ Invention du Controle de Risques dans les Organismos d’ Assurance. Tese de Doutoramento em Gestão pela Ecole Doctorale de Gestion de Universite Paris Dauphine.

• Lages, V.F. (2010). Solvência II – Aplicação a uma companhia de seguros Não Vida. Dissertação de Mestrado em Finanças do ISCTE Business School.

• Martins, A.P.S.C. (2009). Análise de Pressupostos para Definição de um Modelo Interno no Âmbito da Solvência II. Dissertação de Mestrado em Matemática e Aplicações da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

• Nicoleta, G. C. (2011). Risk and Lucrativeness of the Financial Instruments. “Ovidius” University Annals, Economic Sciences Series. Volume XI, Issue 2 /2011.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI