O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NA GOVERNAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL.

Maria Conceição Marques

Abstract


A governação abrange uma análise global de como o ensino superior é governado. A governação compreende um conjunto complexo de aspetos, como o quadro legislativo, as caraterísticas das instituições, a forma de relacionamento com todo o sistema, o modelo de financiamento, como estas estão a ser responsabilizadas sobre a forma como o dinheiro é gasto, bem como as estruturas menos formais e os relacionamentos que afetam o comportamento.

As mudanças radicais no ambiente universitário impuseram mudanças no seio das Instituições de Ensino Superior (IES). A massificação do ensino e a diminuição da vontade da sociedade para financiar, o decréscimo do financiamento governamental e o aumento da autonomia institucional forçaram as universidades a adotar novas formas de gestão.

Em Portugal, o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) procurou promover alterações significativas e uma mudança de paradigma na governação destas instituições em Portugal. O objetivo central deste artigo é compreender os reflexos que os novos normativos tiveram ao nível da governação nas IES e na acomodação de processos, num contexto de redução do financiamento do ensino superior.


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Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

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