PROCEDIMENTOS CONTABILÍSTICOS E A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTROLO INTERNO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Carlos Quelhas Martins, Carlos Carvalho

Abstract


O presente trabalho aborda o tema do controlo interno nas empresas e a importância que a contabilidade através dos procedimentos contabilísticos poderá ter nesta temática, dando especial relevo às micro e pequenas empresas que representam uma parte muito significativa da economia portuguesa.

Efetua-se um enquadramento teórico dos conceitos inerentes à abordagem do tema, são definidos também os objetivos a atingir e aquilo que se pretende atingir no futuro com este estudo.

Será apresentada a relação entre o controlo interno e os procedimentos contabilísticos e a importância de ambos na gestão das micro e pequenas empresas em virtude das dificuldades que estas apresentam inerentes à sua dimensão e recursos limitados.

Com a realização de um questionário, dirigido aos técnicos oficiais de contas pretende-se averiguar através destes se os procedimentos contabilísticos podem contribuir para melhorar o controlo interno nas micro e pequenas empresas e procuramos também apurar o nível de conhecimento e sensibilidade dos empresários portugueses para o controlo interno e a importância dos procedimentos contabilísticos neste contexto.

Foi possível concluir que existem deficiências de controlo interno nas micro e pequenas empresas e que a contabilidade, através dos procedimentos contabilísticos, poderá contribuir para uma melhoria nos sistemas de controlo interno das empresas. Conclui-se também que os gestores destas empresas não atribuem grande importância à contabilidade e ao controlo interno.


Keywords


Procedimentos contabilísticos, controlo interno, sistemas de controlo e organização, eficiência administrativa, organização contabilística.

Full Text:

PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI