Relacionando Recursos Intangíveis, Inovação e Desempenho das Exportações na Indústria Automóvel

Orlando Lima Rua, Ana Ferreira, António Oliveira, Óscar Bernardes

Abstract


O objetivo fundamental deste estudo é analisar o impacto dos recursos intangíveis no desempenho das exportações das empresas da indústria automóvel, considerando o efeito mediador da inovação nessa relação.

Para esse efeito, adotamos uma abordagem metodológica quantitativa e realizámos um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, tendo sido aplicado um questionário a uma amostra de empresas portuguesas exportadoras do setor automóvel. Destaca-se a aplicação do modelo de equações estruturais, com recurso ao Partial Least Squares.

Os resultados permitem-nos concluir da existência de um impacto positivo e direto dos recursos intangíveis no desempenho das exportações e do efeito mediador da inovação nessa relação.


Full Text:

PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI