O empreendedor social no Brasil: A importância do perfil, motivações e perceções na criação de iniciativas sociais

Daniela Carneiro, Susana Bernardino

Abstract


Este estudo temcomo objetivo identificar o perfil do empreendedor social, tomando como referência o caso Brasileiro. A investigação adotou uma metodologia quantitativa, aplicando um questionário online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os resultados obtidos indicam que o empreendedor social Brasileiro apresenta um perfil caracterizado por um elevado nível de agradabilidade, abertura a novas experiências e extroversão, que influenciam positivamente a criação da iniciativa social. Sobre o perfil demográfio, os resultados revelam que as variáveis idade, nível de formação, área de formação, situação ocupacional anterior e setor de proveniência influenciam na decisão de empreender socialmente. O género não é apontado como capaz de influenciar a adoção de um comportamento socialmente empreendedor. Quanto às motivações que influenciam a decisão de criar uma iniciativa social, destaca-se a relevância da afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal do empreendedor social. De referir ainda a importância que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo assume na sua visão quanto à percepção da viabilidade da iniciativa social.


Keywords


Empreendedorismo Social; Empreendedor Social; Perfil; Motivações; Viabilidade; Brasil;

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Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

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