Contribuição do Balanced Scorecard para a Gestão Estratégica das Unidades Hospitalares Públicas Empresariais: Um Estudo de Caso

Orlando Lima Rua, Tiago Silva

Abstract


Propósito: O objetivo fundamental deste artigo consiste na análise da contribuição do Balanced Scorecard para o processo de gestão estratégica das unidades hospitalares públicas empresariais, considerando as respetivas perspetivas adaptadas a instituições públicas (clientes e stakeholders, finanças e orçamento, aprendizagem e conhecimento e processos).

Metodologia/abordagem: Para tal realizamos um estudo empírico num Centro Hospitalar da Área Metropolitana do Porto, utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com recurso ao método do estudo de caso.

Resultados: Confirmamos a utilidade do Balanced Scorecard para a definição do processo de gestão estratégica deste tipo de organizações, tendo os resultados extraídos permitido apresentar uma proposta de implementação desta ferramenta, a qual, com os devidos ajustamentos, poderá ser implementada em outras organizações do setor da saúde.

Limitações da investigação: Tratando-se de um estudo de caso único recomenda-se prudência na generalização dos resultados do presente estudo.

Implicações práticas: Refinamento do processo de gestão estratégica, por via da definição de objetivos estratégicos e da sua correspondente medição ao nível das perspetivas do BSC.

Originalidade/valor: Trata-se de um estudo precursor no que respeita à implementação do Balanced Scorecard em unidades hospitalares públicas empresariais portuguesas, acrescentando valor aos estudos realizados no âmbito da gestão estratégica de organizações do setor público.


Keywords


Balanced Scorecard, gestão estratégica, unidades hospitalares, entidades públicas empresariais

Full Text:

PDF

References


Azizi, F., Afshari, A. J. & Behzadian, M. (2012), “Application of Balanced Scorecard approach to healthcare organizations”, European Journal of Scientific Research, Vol. 74 No. 1, pp. 79–89.

Baganha, M. I., Ribeiro, J. S. & Pires, S. (2002), O setor da saúde em Portugal: funcionamento do sistema e caracterização sócio-profissional. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Bardin, L. (2009), Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70, Lda.

Bilkhu-Thompson, M. K. (2003), “A Process Evaluation of a Health Care Balanced Scorecard”, Health Care Finance, Vol. 30 No. 2, pp. 37–64.

Campos, A. C. (2003), “Hospital-empresa: crónica de um nascimento”, Revista Portuguesa de Saúde Pública, Vol. 21 No. 2, pp. 23–34.

Carson, D., Gilmore, A. & Perry, C. (2001), Qualitative Marketing Research, London: Sage Publications.

CH (2008), Regulamento Interno, CH, EPE.

Chavan, M. (2009), “The balanced scorecard : a new challenge”, Journal of Management Development, Vol. 28 No. 5, pp. 393–406.

Chow, C. W., Ganulin, D., Haddad, K. & Williamson, J. (1998), “The balanced scorecard : A potent tool for energizing and focusing healthcare organization management”, Journal of Healthcare Management, Vol. 43 No. 3, pp. 263–279.

Delgado, M. (2007), “O sistema de saúde e os cidadãos”, 2.o Congresso da Pastoral da Saúde, available at: http://www.pastoraldasaude.pt/dynamicdata/asset/CNPSII_Manuel_Delgado.pdf (accessed 20 August 2013).

Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (1994), “Introduction: Entering the field of qualitative research”. In N.K. Denzin and Y.S. Lincoln (Eds.), Handbook of Qualitative Research (pp. 1-17). Thousand Oaks: Sage Publications.

Frazão, M. A. (2012), A Utilização do Balanced Scorecard na Definição da Estratégia de uma Instituição Pública: O caso do Instituto Politécnico de Setúbal. Trabalho de Projecto do Mestrado em Marketing, Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão.

Frazão, M. A. & Dominguinhos, P. (2013), A utilização do balanced scorecard na definição da estratégia de uma instituição pública: o caso do Instituto Politécnico de Setúbal. Proceedings of the XXIII Spanish-Portuguese Scientific Management Conference, Universidad de Málaga, Málaga, Spain, February.

Figge, F., Hahn, T., Schaltegger, S. & Wagner, M. (2002), “The Sustainability Balanced Scorecard - linking sustainability management to business strategy”, Business Strategy and the Environment, Vol. 11 No. 5, pp. 269–283.

Flick, U. (2009), Uma introdução à pesquisa qualitativa, (5a ed.), Porto Alegre: Artmed.

Gurd, B. & Gao, T. (2008), Lives in the balance: an analysis of the balanced scorecard (BSC) in healthcare organizations. International Journal of Productivity and Performance Management, Vol. 57 No. 1, pp. 6-21.

Janesick, V. J. (1994), The dance of qualitative research design: Metaphor, methodolatry, and meaning, In N. Denzin & Y. Lincoln (Ed), Handbook of Qualitative Research, (pp. 209-219), Thousand Oaks: SAGE Publications.

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (1992), "The Balanced Scorecard - Measures that Drive Performance", Harvard Business Review, Vol. 70 No. 1, pp. 71–79.

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (1993), "Putting the Balanced Scorecard to Work", Harvard Business Review, Sept./Oct., pp.134–147.

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (1996), "Using the balanced scorecard as a strategic management system", Harvard Business Review, Vol. 74 No. 1, pp. 75-85.

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (2000), Mapas Estratégicos, Rio de Janeiro: Campus.

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (2001), The Strategy - focused organization, Pennsylvania: Soundview Executive Book Summaries.

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (2004), Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes. Boston: Harvard Business School Press.

Lei (2002), Lei n.º 27/2002, de 8 de novembro, Regime Jurídico da Gestão Hospitalar, Lisboa: INCM.

Maisel, L. (1992), "Performance measurement: the Balanced Scorecard approach", Journal of Cost Management, Vol. 6 No. 2, pp. 47–52.

Matos, L. F. (2006), A utilização do Balanced Scorecard para monitorar o desempenho de um Hospital. Guimarães: Universidade do Minho.

Ministério da Saúde (2010a), A Organização Interna e a Governação dos Hospitais, available at: http://dbs.uni-leipzig.de/file/aumueller05wiksar.pdf (accessed 20 February 2013).

Ministério da Saúde (2010b), História do Serviço Nacional de Saúde, available at: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/servico+nacional+de+saude/historia+do+sns/historiadosns.htm (accessed 5 October 2013).

Ministério da Saúde (2012), Discussão do Orçamento de Estado para 2013, available at: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/comunicacao/discursos+e+intervencoes/oe+mmxiii.htm (accessed 14 June 2013).

Niven, P. R. (2003), Balanced Scorecard Step-by-Step For Government and Nonprofit Agencies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. Hoboken.

Nunes, R. & Rego, G. (2010), Gestão da Saúde. (P. & Rodrigues, Ed.). Lisboa: Prata e Rodrigues.

Patton, M. Q. (2002), Qualitative Research & Evaluation Methods. CA: Sage Publications.

Perry, C., Riege, A. & Brown, L. (1999), "Realism’s Role Among Scientific Paradigms in Marketing Research", Irish Marketing Review, Vol. 12 No. 2, pp. 16–23.

Pineno, C. J. (2002), "The balanced scorecard : An incremental approach model to health care management", Journal of Health Care Finance, Vol. 28 No. 4, pp. 69–80.

Pinto, F. (2007), "Balanced Scorecard e SIADAP: Articulação, Integração e Desenvolvimento", Administração Pública, pp. 50–56.

Pinto, F. (2008), "Balanced Scorecard e SIADAP – Articulação, Integração e Desenvolvimento", Interface Administração Pública, Algébrica, Vol. 41 No. Março.

Pinto, F. (2009), Balanced Scorecard – Alinhar Mudança, Estratégia e Performance nos Serviços Público, Lisboa: Edições Sílabo.

RCM (2002), Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2002, de 7 de março, Estabelece medidas para permitir a transformação de estabelecimentos públicos prestadores de cuidados hospitalares em entidades públicas empresariais (EPE).

Ribeiro, C. (2008), "O controlo de gestão nas unidades de saúde: o Balance Scorecard", TOC, Vol. 100, pp. 61–66.

Rodríguez, G., Gil, F. J. & García, J. E. (1996), Metodología de la Investigación Cualitativa, Málaga: Ediciones Aljibe.

Rompho, N. (2011), "Why the Balanced Scorecard Fails in SMEs : A Case Study", Journal of Business and Management, Vol. 6 No. 11, pp. 39–47.

Scholey, C. (2006), "Risk and the Balanced Scorecard", CMA Management, Vol. 80 No. 4, pp. 32–35.

Tavares, S. (2002), Short profile of Portugal main health issues and the characteristics of the health system. available at: http://www.ensp.unl.pt/saboga/prosaude/eumahp/default-2002.asp (accessed 14 June 2013).

Unerman, J. (2000), "Methodological issues - Reflections on quantification in corporate social reporting content analysis", Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 13 No. 5, pp. 667–681.

Walker, K. B. & Dunn, L. M. (2006), Improving hospital performance and productivity with the balanced scorecard. Academy of Health Care Management Journal, Vol. 2, pp. 85-110.

Yin, R. (1993), Applications of case study research, London: Sage Publications.

Yin, R. (1994), Study Research: Design and Methods. Applied Social Research Methods Series, Thousands Oaks: Sage Publications.

Yin, R. (1998), The Abridged Version of Case Study Research. In L. Bickman & D. J. Rog (Ed.), Thousands Oaks: Sage Publications.

Zéghal, D. & Ahmed, S. A. (1990), “Comparison of social responsibility information disclosure media used by Canadian firms”, Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 3 No. 1, pp. 38–53.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI