Pink Tax: Um Estudo sobre a Desigualdade de Género na Precificação de Produtos de Higiene e Beleza
Abstract
Nos últimos anos, o papel da mulher na sociedade tem vindo a afirmar-se cada vez mais. Contudo, apesar dos avanços observados, ainda há muito por alcançar para que haja igualdade de géneros. De facto, a mulher continua a ser alvo de discriminação e desigualdade, muitas vezes de forma discreta e oculta, como, por exemplo, através da aplicação de uma taxa adicional em produtos dirigidos especificamente ao consumidor feminino, também conhecida como Pink Tax. Neste contexto, este trabalho de investigação propõe-se a estudar a Pink Tax, a forma como é percecionada pelo consumidor, e a sua influência no comportamento do consumidor. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem qualitativa e quantitativa, procedendo-se à recolha de informações sobre as perceções dos consumidores, através de um questionário divulgado online, e à análise e comparação dos preços de uma seleção de produtos de higiene, beleza e cosmética, em diversas cadeias de retalho em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que: a Pink Tax está presente, de forma discreta, nos preços dos produtos; muitas mulheres optam por comprar produtos destinados ao género masculino por serem mais baratos, enquanto outras preferem escolher um produto direcionado ao seu género, mesmo sendo mais caros; além disso, muitos consumidores ainda desconhecem o termo Pink Tax, não tendo consciência da sua existência nem da sua aplicação recorrente, perpetuando a desigualdade de género e prejudicando, ainda mais, as mulheres.
Keywords
Full Text:
PDFReferences
Conseil National de la Consommation. Direction générale de la concurrence, de la consommation et de la répression des fraudes; Ministèra de L’économie des finances et de la souveraineté industrielle et numérique. https://www.economie.gouv.fr/files/files/directions_services/dgccrf/boccrf/2017/17_02/avis-cnc-marketing.pdf
Barnes, K., & Brounstein, J. (2022). The Pink Tax: Why Do Women Pay More? SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.4269217
Belleflamme, P. (2018). La “taxe rose”: Un genre de prix oudes prix de genre ? Regards économiques. Research Gate. https://doi.org/10.14428/regardseco2014.11.15.01
Bill de Blasio Mayor & Julie Menin Comissioner. (2015). From Cradle to Cane: The cost of being a female consumer. A study of gender princing in New York City. New York City Department of Consumer Affairs. https://www.nyc.gov/assets/dca/downloads/pdf/partners/Study-of-Gender-Pricing-in-NYC.pdf
Duesterhaus, M., Grauerholz, L., Weichsel, R., & Guittar, N. A. (2011). The Cost of Doing Femininity: Gendered Disparities in Pricing of Personal Care Products and Services. Gender Issues, 28(4), 175–191. Research Gate. https://doi.org/10.1007/s12147-011-9106-3
Ericsson, K. A., & Simon, H. A. (1984). Protocol analysis: Verbal reports as data. Cambridge, MA: Bradford books/MIT Press.
European Parliament (2021a). Parliamentary question - E-002131/2021: Pink tax. Question for written answer to the Commission, Rule 138, Samira Rafaela (Renew). Available at: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2021-002131_EN.html
European Parliament (2021b). Parliamentary question - E-002131/2021(ASW): Answer given by Ms Dalli on behalf of the European Commission. Available at: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2021-002131-ASW_EN.html
European Parliament (2022a). Parliamentary question - E-004012/2022: Women pay more (pink tax). Question for written answer to the Commission, Rule 138, Maria Spyraki (PPE). Available at: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2022-004012_EN.html
European Parliament (2023). Parliamentary question - E-004012/2022(ASW). Answer given by Ms Dalli on behalf of the European Commission. Available at: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2022-004012-ASW_EN.html
Gilhooly, K. J. & Green, C. (1996). Protocol analysis: Theoretical background. Em J.T.E. Richardson (Ed.), Handbook of qualitative research methods for psychology and the social sciences. Leicester, Reino Unido. BPS Books.
Gregori, J. (2017). Feminismos e resistência: Trajetória histórica da luta política para conquista de direitos. Caderno Espaço Feminino, 30(2), 47–68. https://doi.org/10.14393/CEF-v30n2-2017-3
Jesus, M. S., & Sacramento, S. M. P. (2014). A abordagem conferida ao sexo e gênero nas distintas ondas feministas. Revista Café com Sociologia, 3(3), 188–206.
Kardetoft, M. (2022). The Pink Tax: An investigation of gender-based price discrimination in the Swedish market for personal hygiene products [Jönköping University]. https://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A1668432&dswid=-5326
Lafferty, M. (2019). Review of The Pink Tax: The Persistence of Gender Price Disparity. Midwest Journal of Undergraduate Research, 11, 56–72. Monmouth College.
Maloney, C. B. (2016). How Gender-Based Pricing Hurts Women’s Buying Power [Económico]. Joint Economic Comittee; United States Congress. https://www.jec.senate.gov/public/index.cfm/democrats/2016/12/the-pink-tax
Manzano-Antón, R., Martinez-Navarro, G., & Gavilán Bouzas, D. (2018). Identidad de género, consumo y discriminación a través del precio. Revista Latina de Comunicación Social, 73, 385–400. https://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1261
Marimpietri, F. (2017). PINK TAX E O DIREITO DAS CONSUMIDORAS. Direito UNIFACS – Debate Virtual, 206. https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/view/4971
Ministère des affaires sociales, de la santé et des droits des femmes. & Ministère des affaires sociales, de la santé et des droits des femmes. (2015). Etude sur les différences de prix entre certains produits et services selon le genre. Relatório ao Parlamento. [Econoómico e social]. Economie.gouv.fr. https://www.economie.gouv.fr/files/files/PDF/rapport_parlement_woman-tax.pdf
Nogueira, C. (2001). Feminismo e discurso do género na psicologia social (pp. 1–28) [Review of Feminismo e discurso do género na psicologia social]. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4117/1/feminismo%20e%20discurso%20do%20g%C3%A9nero%20na%20psicologia%20social.pdf
Oliveira, J. M., & Nogueira, C. (2018). Lígia Amâncio: o género como ação sobre o mundo (pp. 1–208) [Review of Lígia Amâncio: o género como ação sobre o mundo]. Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL)/Lisboa. https://ciencia.iscteiul.pt/publications/files/private/421e48d025c64972eee0ad65e4389b7e
Orçamento de Estado Para 2023., Pub. L. No. Artigo 126.o Lei n.o 24-D/2022. https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2022-205695052-205739634
Pang, J., & Ding, Y. (2021). Blending package shape with the gender dimension of brand image: How and why? International Journal of Research in Marketing, 38(1), 216–231. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2020.06.003
Paredes, B. A. (2023). A Pink Tax no Brasil e em Portugal: Um estudo comparativo [Faculdade de Economia da Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/153471
Raina, J. A. (2020). Feminism: An Overview. International Journal of Research, 4(13). https://www.researchgate.net/publication/339939198_Feminism_An_Overview.
Singh, I. (1995). Feminism: Various Approaches and Its Values. Indian Journal of Theology, 37(1), 58–67.
Vaidyanathan, R., & Aggarwal, P. (2020). Does MSRP impact women differently? Exploring gender-based differences in the effectiveness of retailer-provided reference prices. Journal of Retailing and Consumer Services, 54. Science Direct. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102049
Van Someren, M. W., Barnard, Y. F., & Sandberg, J. A. C. (1994). THE THINK ALOUD METHOD: A practical guide to modelling cognitive processes. Academic Press. https://hdl.handle.net/11245/1.103289
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
e-ISSN: 2183-3826
DOI: 10.54663/2183-3826
International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI