A adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Governo Local Português: o contexto específico dos Municípios de Soure e Covilhã

Júlio Costa, Rita Silva, Fátima Conde, Miguel Lira

Abstract


Objetivo: No caminho da sustentabilidade, os municípios ocupam uma posição privilegiada para influenciar a mudança de mentalidades, dada a sua proximidade com as comunidades. O propósito deste estudo é reforçar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível local, efetuando uma análise comparativa das atividades sustentáveis realizadas nos municípios da Covilhã e de Soure.. É importante notar que Covilhã está localizada no interior do país, enquanto Soure está situada no litoral.

Metodologia: O estudo seguiu uma abordagem eminentemente qualitativa, que consistiu na realização de uma análise documental, e de entrevistas semi-estruturadas que seguiram um guião elaborado, com base nos ODS, e na revisão de literatura.

Resultados: O primeiro resultado a realçar é que os ODS estão a ser integrados nas estratégias de sustentabilidade das autarquias locais analisadas. Verificámos que o ODS 1 - Erradicar a pobreza, o ODS 4 - Educação de Qualidade e o ODS 6 - Água potável e saneamento são aqueles que apresentam maior grau de implementação nos dois municípios. Por outro lado, os esforços relacionados ao ODS 8 - Trabalho digno e crescimento econômico, ao ODS 9 - Indústria, inovação e infraestruturas e ao ODS 12 - Produção e consumo sustentáveis ainda estão numa fase inicial.

Originalidade: Pese embora vários municípios já terem implementado diversas iniciativas alinhadas com a Agenda 2030, a divulgação acerca desta temática continua limitada. Pretendemos, assim, com este trabalho contribuir para colmatar esta lacuna, ao divulgarmos os ODS já implementados nos municípios da Covilhã e de Soure.

Keywords


Desenvolvimento Sustentável; Governo Local; Sector Público; Portugal; ODS

Full Text:

PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI