Transformação Verde e Digital para a Internacionalização como Resposta aos Impactos da Crise dos Stakeholders
Abstract
As questões ambientais e as alterações climáticas tornaram-se o foco das agendas de todos os países e organizações. Da mesma forma, a indústria 4.0 e as tecnologias emergentes mudaram por completo a forma de interagir e estar no mundo, o que levou as empresas a terem de se adaptar para conseguir sobreviver e prosperar. Além disso, no último ano tais mudanças ainda foram mais acentuadas, devido à pandemia do Covid-19 e, num curto espaço de tempo, as pessoas, empresas e organizações tiveram de moldar-se à nova realidade. Este artigo científico objetiva compreender as mudanças, como se interligaram e afetam a vida de todos os governos, empresas e pessoas; tal como as transformações verde e digital, impactos, tendências, práticas mais corretas e ainda como é que as empresas adotaram estas transformações para impulsionar a internacionalização. Adicionalmente, relata como a pandemia do covid-19 e a mudança no comportamento dos stakeholders as influenciaram.
DOI: https://doi.org/10.54663/2183-3826.2022.v8.n15.99-121
Keywords
Full Text:
PDFReferences
Attig, N., Boubakri, N., El Ghoul, S., & Guedhami, O. (2014). Firm Internationalization
and Corporate Social Responsibility. Journal of Business Ethics, 134, 1–27.
https://doi.org/10.1007/s10551-014-2410-6
Baptista, G., & Figueiredo, J. (2017). Impacto da transformação digital nas
organizações: Um estudo sobre diferentes abordagens de condução do processo de
transformação.
Bizarria, A., Martin, A., Schneider, A., Dias, A., Teles, C., Orth, C., Carneiro, C.,
Carvalho, C., Santarossa, E., Christ, G., Tasca, G., Viana, G., Valencia, H., Balian, I.,
Scharlack, J., Sousa, J., Brandalise, J., Costa Júnior, J., Cavalcanti, J. M., & Ferreira, Y.
(2021). Revista de Artigos Simpósio em Negócios Internacionais Vol. 1 – Transformação
Digital.
Cassetta, E., Monarca, U., Dileo, I., Di Berardino, C., & Pini, M. (2020). The relationship
between digital technologies and internationalisation. Evidence from Italian SMEs.
Industry and Innovation, 27(4), 311–339.
https://doi.org/10.1080/13662716.2019.1696182
Dethine, B., Enjolras, M., & Monticolo, D. (2020). Digitalization and SMEs’ Export
Management: Impacts on Resources and Capabilities. Technology Innovation
Management Review, 10(4), 18–34. https://doi.org/10.22215/timreview/1344
Dias, M. S. (2020). A relevância da Sustentabilidade na Indústria do Vestuário. 162.
Freire, E. (2021). Pandemia mudou forma como empresas tratam “stakeholders”.
https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/financassustentaveis/detalhe/20210331-1307-pandemia-mudou-forma-como-empresas-tratamstakeholders
Ghisellini, P., Cialani, C., & Ulgiati, S. (2016). A review on circular economy: The
expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems.
Journal of Cleaner Production, 114, 11–32.
https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.09.007
Kohn, K., & Moraes, C. (2007). O impacto das novas tecnologias na sociedade:
Conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital1.
Martins, G., Santos, M., & Ribeiro, R. (2021). O impacto da pandemia na relação com
os stakeholders. O que mudou? https://www.sigalei.com.br/blog/o-impacto-dapandemia-na-relacao-com-os-stakeholders-o-que-mudou
Moreira, F., Oliveira, M., Gonçalves, R., & Costa, C. (2017). Transformação Digital:
Oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteli-gente. Sílabas &
Desafios, Lisboa.
Nascimento, Ítalo, Santos, Andressa, & Pessoa, Adriano. (2020). Internacionalização e
Sustentabilidade Empresarial no Brasil | Internext.
https://internext.espm.br/internext/article/view/591
Oliveira, A. (2020). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. 2.
Ribeiro, A. V., Fonseca, L., & Santos, S. (2018). ECONOMIA VERDE E ECONOMIA
CIRCULAR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. 92.
Russell, S., & Millar, H. (2014). Exploring the Relationships among Sustainable
Manufacturing Practices, Business Performance and Competitive Advantage:
Perspectives from a Developing Economy. Journal of Management and Sustainability,
(3), p37. https://doi.org/10.5539/jms.v4n3p37
Safar, L., Sopko, J., Bednar, S., & Poklemba, R. (2018). Concept of SME Business Model
for Industry 4.0 Environment. 7(3), 12.
Silva, M. B. A. da. (2020). O processo de Internacionalização de uma PME portuguesa:
O caso Almas Design. Universidade de Coimbra.
Sousa, R. (2021). Os efeitos da pandemia no comportamento dos consumidores:
Temporários ou permanentes? https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/deanscorner/rui-soucasaux-sousa/detalhe/os-efeitos-da-pandemia-no-comportamento-dosconsumidores-temporarios-ou-permanentes
Weiss, M. C. (2019). Sociedade sensoriada: A sociedade da transformação digital.
Estudos Avançados, 33(95), 203–214. https://doi.org/10.1590/s0103-
2019.3395.0013
Young, C. E. (2010). Sustentabilidade e Competitividade: O Papel das Empresas.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
e-ISSN: 2183-3826
DOI: 10.54663/2183-3826
International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI