Transformação Verde e Digital para a Internacionalização como Resposta aos Impactos da Crise dos Stakeholders

Adriano Fidalgo, Maria do Céu Lopes, Maria Inês Moreira, Miguel Coelho

Abstract


As questões ambientais e as alterações climáticas tornaram-se o foco das agendas de todos os países e organizações. Da mesma forma, a indústria 4.0 e as tecnologias emergentes mudaram por completo a forma de interagir e estar no mundo, o que levou as empresas a terem de se adaptar para conseguir sobreviver e prosperar. Além disso, no último ano tais mudanças ainda foram mais acentuadas, devido à pandemia do Covid-19 e, num curto espaço de tempo, as pessoas, empresas e organizações tiveram de moldar-se à nova realidade. Este artigo científico objetiva compreender as mudanças, como se interligaram e afetam a vida de todos os governos, empresas e pessoas; tal como as transformações verde e digital, impactos, tendências, práticas mais corretas e ainda como é que as empresas adotaram estas transformações para impulsionar a internacionalização. Adicionalmente, relata como a pandemia do covid-19 e a mudança no comportamento dos stakeholders as influenciaram.

 

 

DOI: https://doi.org/10.54663/2183-3826.2022.v8.n15.99-121


Keywords


Estratégia de Negócio; Internacionalização; Covid-19; Stakeholders; Desafios Sustentáveis; Desafios Digitais

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Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

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