Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19

Ana Tiago, Pedro Mota Veiga

Abstract


Portugal foi um dos muitos países gravemente afetado pela pandemia Covid-19, com consequências inequívocas tanto quanto à saúde da população como quanto à sua economia nacional, dadas as restrições impostas pelo governo com o objetivo de minimizar a propagação da mesma. Desta forma, esta pandemia fez surgir uma nova realidade no quotidiano de todos os consumidores que deve ser analisada tendo em conta a forte restruturação dos seus hábitos de consumo e suas necessidades emergentes, que, inevitavelmente, fortaleceram a procura por alguns comércios e enfraqueceram outros.

O presente artigo aprofunda a readaptação do comportamento do consumidor relativamente ao comércio local, interpretando a valorização do mesmo em consequência do surgimento do vírus Sars-Cov-2 e dos sentimentos e reações de medo, incerteza e pânico, através de uma metodologia quantitativa, cuja aplicação de um questionário a 323 residentes em Portugal cuja idade fosse superior a dezoito anos. Os resultados revelam que os inquiridos consideram de uma forma geral que os seus hábitos de consumo foram alterados em consequência da crise pandémica e que alguns desses hábitos de consumo refletem uma menor utilização das grandes superfícies como meio preferencial para aquisição e compra de produtos e bens essenciais em prol do comércio local. Foi ainda possível concluir que os consumidores mais novos, residentes nas regiões Centro e Lisboa e Vale do Tejo e com ensino superior tiveram mais propensão para alterarem os seus hábitos de consumo, enquanto os consumidores com agregados familiares de maior dimensão denotaram uma menor tendência para a alteração dos seus hábitos de consumo.


Keywords


Comércio Local; Comércio Tradicional; Empreendedorismo; Comportamento do Consumidor; Portugal

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Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

 

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