Medição de resultados e desempenho organizacional: um estudo exploratório às perceções dos responsáveis de organizações sociais em Portugal

Susana Bernardino, J. Freitas Santos

Abstract


Este estudo tem como objetivo estudar a importância que os responsáveis das organizações sociais atribuem às práticas de medição de resultados e à influência que estas podem ter no nível de desempenho que as organizações sociais são capazes de alcançar.

A investigação apresenta um carácter exploratório e adota uma metodologia quantitativa, que faz uso de um inquérito por questionário online como instrumento de recolha de dados. Na análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas de análise descritiva, tabelas de contingência e análise de correlações.

Os resultados do estudo indicam que os responsáveis das organizações sociais atribuem uma importância elevada à medição dos resultados, muito embora as características da organização sejam capazes de condicionar os benefícios percebidos com esse processo. Verifica-se, ainda, que as organizações sociais que mais valorizam os processos de mensuração dos resultados são as que avaliam mais positivamente o seu nível de desempenho social e económico.


Keywords


Organizações sociais; medição dos resultados; divulgação dos resultados; desempenho organizacional; gestão.

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Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

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