Discriminação da Qualidade de Vinhos do Mesmo Tipo
Abstract
Conhecer vinhos é símbolo de estatuto social e de cultura. Neste trabalho, propusemo-nos analisar se os consumidores comuns (consumidor de vinho, esporádico ou habitual, que consome vinho por prazer, sem qualquer formação ou treino de avaliação sensorial) têm capacidade sensorial para discriminar a qualidade global de dois vinhos do mesmo tipo, mas com preços e com classificações de qualidade diferentes. Definimos como principais objectivos: i) analisar a existência de diferença significativa na qualidade global de dois vinhos Douro DOC Tinto (DOC - Denominação de Origem Controlada) com preços e pontuações muito diferentes e ii) avaliar a existência de diferenças entre géneros em relação à capacidade sensorial para discriminar a qualidade global destes vinhos. Utilizamos uma amostra de 32 alunos do Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga (ISVOUGA), consumidores de vinho, seleccionados através de um questionário. Estes participaram em provas cegas em que foram provados dois vinhos tintos da região do Douro. Testamos a existência de uma diferença de qualidade perceptível entre os dois vinhos e inferimos sobre a proporção de consumidores comuns com capacidade sensorial para perceber essa diferença de qualidade. Utilizamos testes triangulares de discriminação sensorial. Conclui-se pela existência de evidência estatística de que o consumidor comum consegue sensorialmente, distinguir vinhos com preços de venda diferentes e diferentes classificações de qualidade. Não foi clara a preferência dos consumidores relativamente à qualidade dos vinhos. Concluiu-se também que não existe diferença significativa entre os dois géneros, no que diz respeito à capacidade sensorial para diferenciar os vinhos testados.
Keywords
Full Text:
PDFReferences
A Nice Cup of Tea by George Orwell. (1946, January 12). Evening Standard Newspaper. Retrieved from http://www.booksatoz.com/witsend/tea/orwell.htm
Aguiar, N. (2016). Portugueses bebem menos, exportam mais. Jornal de Negócios, n.o 3391.
Almenberg, J., & Dreber, A. (2011). When Does the Price Affect the Taste? Results from a Wine Experiment. Journal of Wine Economics, 6(1), 111–121. http://doi.org/10.1017/S1931436100001085
Balsa, C., Vital, C., & Pascoeiro, L. (2011). O Consumo de Bebidas Alcoólicas em Portugal: Prevalências e Padrões de Consumo. (Instituto).
Bayarri, S., Carbonell, I., Izquierdo, L., & Tárrega, A. (2008). Replicated triangle and duo-trio tests: Discrimination capacity of assessors evaluated by Bayes’ rule. Food Quality and Preference, 19(5), 519–523. http://doi.org/10.1016/j.foodqual.2008.02.008
Bradley, R., & Harmon, T. (1963). The Development of Statistical Methods for Quality Control and Surveillance Testing: Subjective Testing and Quality Evaluation. Tallahassee, Florida, USA.
Carvalho, J. (2017). Um tinto do Douro cheio de boa disposição.
de Winter, J. C. F., & Dodou, D. (2010). Five-Point Likert Items : t test versus Mann-Whitney-Wilcoxon. Practical Assessment, Research & Evaluation, 15(11), 1–16. http://doi.org/citeulike-article-id:10781922
Does All Wine Taste the Same? - The New Yorker. (2012, June 13). The New Yorker. Retrieved from https://www.newyorker.com/tech/frontal-cortex/does-all-wine-taste-the-same
Expensive wine and cheap plonk taste the same to most people | Science | The Guardian. (2011, April 14). The Guardian. Retrieved from https://www.theguardian.com/science/2011/apr/14/expensive-wine-cheap-plonk-taste
FFMS. (2017a). População residente do sexo feminino, estimativas a 31 de Dezembro: total e por grupo etário - Portugal. Paris: PORDATA. Retrieved from
http://www.pordata.pt/Portugal/População+residente+do+sexo+feminino++estimativas+a+31+de+Dezembro+total+e+por+grupo+etário-8
FFMS. (2017b). População residente do sexo masculino, estimativas a 31 de Dezembro: total e por grupo etário - Portugal. Paris: PORDATA. Retrieved from http://www.pordata.pt/Portugal/População+residente+do+sexo+masculino++estimativas+a+31+de+Dezembro+total+e+por+grupo+etário-9
Garrafeira 5 estrelas. (n.d.). Van Zellers Tinto 2014 - Garrafeira 5 Estrelas. Retrieved June 7, 2017, from http://garrafeira5estrelas.com/vinho-do-douro/712-van-zellers-tinto-2014.html
Goldstein, R., & Almenberg, J. (2008). Do more expensive wines taste better? Evidence from a large sample of blind tastings. Journal of Wine Economics, 3(1), 1–9. Retrieved from http://journals.cambridge.org/abstract_S1931436100000523
ISO_4120. (2004). Sensory Analysis - Methodology - Triangle Test. Geneva, Switzerland.
Newman, J. R. (2000). The World of Mathematics - James Roy Newman - Google Livros.
Oliveira-Pinto, A. V, Santos, R. M., Coutinho, R. A., Oliveira, L. M., Santos, G. B., Alho, A. T., … Lent, R. (2014). Sexual dimorphism in the human olfactory bulb: females have more neurons and glial cells than males.
PLOS ONE, 9(11), e111733. http://doi.org/10.1371/journal.pone.0111733
Rasmussen, E. (2012). Blindfolded Wine Taste Test: Can you distinguish white from red? Cheap from expensive? | American in Spain. Retrieved from https://erikras.com/2012/06/11/blindfolded-wine-taste-test/
Revista de Vinhos. (2016). Van Zellers Douro Tinto 2015. Retrieved May 20, 2017, from http://www.revistadevinhos.pt/vinhos/show.aspx?vinho=21830&title=van-zellers&idioma=pt
Sullivan, G. M., & Artino, A. R. (2013). Analyzing and Interpreting Data From Likert-Type Scales. Journal of Graduate Medical Education, 5(4), 541–542. http://doi.org/10.4300/JGME-5-4-18
Visão | Vinho estimula mais o cérebro do que resolver uma equação matemática. (2017).
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
e-ISSN: 2183-3826
DOI: 10.54663/2183-3826
International Networks of Indexing: GOOGLE SCHOLAR, RCAAP, REBID, DRJI