A PARTILHA DE CONHECIMENTO E O CONHECIMENTO DOS CLIENTES COMO FATORES DETERMINANTES DA COOPERAÇÃO ORGANIZACIONAL NA INDÚSTRIA HOTELEIRA

Pedro Espírito Santo

Abstract


De acordo com as estatísticas recentes, o setor do turismo tem sido um setor importante na recuperação económica de Portugal. O crescimento deste setor tem sido muito superior quando comparado com outros setores de atividade, contudo, existe algumas lacunas quando o foco de análise se debruça na oferta de serviços aos clientes. A existência de ofertas integradas entre vários parceiros de negócio permitirá criar valor para os clientes e potenciar ainda mais o crescimento deste setor. Nesta perspetiva, a cooperação entre parceiros de negócio assume-se como uma variável que deverá ser incrementada nos hotéis portugueses.

Assim, tendo como objetivo o estudo de fatores determinantes da cooperação organizacional na indústria hoteleira obteve-se, através de questionário, uma amostra de 118 respostas de empresas hoteleiras que, através da modelação de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS – Partial Least Squares), identificou como fatores determinantes da cooperação entre empresas a partilha de conhecimento e o conhecimento oriundo dos clientes.

Deste modo, ainda que o estudo aqui apresentado tenha como limitações a não inclusão de outras variáveis, parece ser conclusivo que as empresas devam desenvolver mecanismos de partilha de conhecimento internos e, simultaneamente, aumentem o seu conhecimento acerca dos clientes através da sistematização da informação para que, neste sentido, o seu nível de cooperação com parceiros de negócio venha reforçado.


Keywords


Cooperação, partilha de conhecimento, conhecimento dos clientes

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Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

e-ISSN: 2183-3826

DOI: 10.54663/2183-3826

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